Escritor 10 – Thalita Rebouças

thalita-rebouças

 

Thalita Rebouças nasceu no dia 10 de outubro de 1974 na cidade do Rio de Janeiro. É escritora e jornalista.
Desde pequena, Thalita escrevia e fazia seus próprios livrinhos, com direito a ilustrações e capas. Porém, ao crescer, escolheu a faculdade de Direito para cursar. Depois de dois anos, percebeu que não era aquilo que queria fazer da vida e mudou para Jornalismo, curso com o qual se identificou logo no começo. Thalita trabalhou como jornalista para Gazeta Mercantil, Lance!, TV Globo e outros.
Começou sua carreira de escritora em 1999 e batalhou para se tornar conhecida, fazendo peripécias e chamando a atenção do público na Bienal do Livro. Seu primeiro livro “Traição Entre Amigas” começou a dar certo e em 2003 ficou conhecida ao assinar com a Editora Rocco para a publicação de seus livros. “Tudo Por Um Pop Star”, sua terceira obra, virou best-seller. Porém, foi com o livro “Fala Sério, Mãe” que Thalita virou a queridinha dos adolescentes.
A partir de 2009 começou a vender seus livros em Portugal, onde já tem 7 livros publicados. Em 2011 seus livros atingiram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos, o que é raro para um escritor brasileiro.
Thalita no momento está divulgando o musical de seu livro “Tudo Por Um Pop Star” e em breve estreará um programa de namoro para adolescentes no canal Multishow.
Os livros de Thalita Rebouças cada vez mais cruzam fronteiras e em 2014 ela lançará suas obras por todo o mercado Latino-Americano.

Principais Obras:

Tudo Por Um Popstar (2003)
Fala Sério, Mãe! (2004)
Ela Disse, Ele Disse (2010)

Opinião Pessoal: Eu só li um livro da Thalita Rebouças na minha vida, o “Fala Sério, Mãe!”. Li na época em que ficou famoso e eu era adolescente e gostei bastante. Não sei porque não li outros, talvez por falta de dinheiro, talvez por não ser a viciada em livros que sou hoje ou talvez por gostar de livros com mais intensidade, mais “dark. Tudo o que eu posso dizer é que Thalita sabe o que faz. Ela entende os adolescentes, usa uma linguagem bastante coloquial e fala de forma séria sobre os assuntos da idade.
Além de ser uma boa escritora para o público ao qual se dedica, ela é uma pessoa maravilhosa e isso seguramente influencia bastante em seu sucesso. Até eu que, como disse, só li um de seus muitos livros, fiquei surtada quando ela passou na minha frente na Bienal, simpaticíssima e falando com todas as pessoas da forma mais simples do mundo. Pelo que observo e ouço falar, Thalita te faz sentir próxima, como se fosse amiga de seus leitores, e essa humildade toda atrai o interesse até daqueles que a princípio nem tocavam em um livro. E essa é a parte mais interessante: ela atrai novas pessoas ao mundo da literatura. Muitos podem contestar a qualidade de seus livros, chamando de “má literatura”, por serem muitos simples e precisos, mas é inegável que suas histórias atraem os adolescentes e essa é a parte mais importante, pelo menos na minha opinião. Acho que ninguém com 11 anos de idade vai ler Machado de Assis ou Jorge Amado (claro, existem exceções, pouquíssimas, mas…) e achar tudo lindo, maravilhoso e super entretido! Para entrar no mundo da literatura e apreciá-lo por inteiro é necessário começar por algum lugar, e o que Thalita Rebouças escreve oferece esse tipo de início aos pré-adolescentes.
Seus livros estão sendo lançados em Portugal e em breve serão divulgados na América Latina e acho isso incrível! É muito bom ver nossos escritores serem divulgados mundo afora. Fico muito triste quando vou olhar catálogos de editoras e vejo que 90% do acervo de livros pertencem a escritores internacionais e pouquíssimas oferecem oportunidades aos que vêm de “dentro”. É lamentável ver muitos livros vazios e superficiais sendo vendidos como água, sendo divulgados como tesouros literários, enquanto os escritores brasileiros são esnobados justamente por serem brasileiros. E ver uma escritora nacional passando de 1 milhão de livros vendidos e atravessando a fronteira do preconceito para com autores brasileiros é realmente muito satisfatório.

Evelyn Marques
Últimos posts por Evelyn Marques (exibir todos)

Deixe um comentário