Martha Medeiros nasceu no dia 20 de agosto de 1961, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É escritora, jornalista e cronista brasileira.
Foi formada em Publicidade e Propaganda e trabalhou como redatora e diretora de criação em várias agências de Porto Alegre. Porém, em 1993, seu marido foi transferido para o Chile a trabalho e Martha Medeiros mudou-se com ele. Foi lá que descobriu seu amor pela poesia, descobriu seu talento como escritora, residindo ali por 9 meses.
Quando retornou ao Brasil, passou a colaborar com o jornal Zero Hora, de Porto Alegre e desde então seus contos e crônicas foram se tornando populares em todo o país.
Lançou o seu primeiro livro em 1985, chamado “Strip Tease” e não parou mais! Lançou um livro atrás do outro e passou a escrever para o jornal O Globo, a revista Época, entre outros. Suas obras já foram adaptadas para o teatro e cinema, entre eles “Divã” filme/série de sucesso que tem Lília Cabral no papel principal.
Seu mais recente livro “A Graça da Coisa” está há varias semanas presente na lista dos best-sellers nacionais.
Principais Obras:
Trem Bala (1999)
Divã (2002)
Doidas e Santas (2008)
Feliz por Nada (2011)
Opinião Pessoal: Se você nunca se identificou com pelo menos um texto de Martha Medeiros provavelmente você não é humano. A escritora tem um talento enorme para olhar através do leitor, mesmo que ela seguramente não conheça a maioria deles. Suas crônicas são sempre leves e divertidas, porém sem deixar de chamar atenção para aspectos importantes de nossas vidas. Através de seus textos é possível fazer uma reflexão profunda, não só de si mesmo, mas sobre o meio em que vive e sobre a sociedade como um todo. Leitura recomendada a todos, pois Martha escreve de uma forma muito fácil e simples, qualquer pessoa, independente de classe social ou educação, consegue entender suas palavras e a mensagem que a escritora quer passar.
- #10 – Uma História Sobre 1969 [Youtube] - 7 de abril de 2024
- #9 – “O Tipo”, um Poema Por Sarah Kay [Youtube] - 7 de abril de 2024
- #8 – A Arte de Contar Borboletas [Youtube] - 30 de março de 2024