George R. R. Martin Dá 3 Dicas Essenciais Para Todo Escritor Iniciante.

george-r-r-martin-hrsg-wild-cards-01-foto-02

 

George R. R. Martin, autor da famosíssima saga Games Of Thrones, compartilha sua experiência como escritor oferecendo esses 3 conselhos para qualquer aspirante a escritor:

Leia.

A coisa mais importante para qualquer aspirante a escritor, na minha opinião, é ler. E não apenas aquelas coisas que você está tentando escrever, seja fantasia, si-fi, comic books, o que seja. Você precisa ler de tudo. Leia ficção, não-ficção, revistas, jornais. Leia livros de história, ficção histórica, biografias. Leia romances de mistério, fantasia, terror, clássicos da literatura, eróticos, aventuras, sátiras. Todo escritor tem algo a lhe ensinar, seja ele bom ou ruim (e sim, você pode aprender com livros ruins também – aprender o que não fazer)

Escreva.

Escreva todos os dias, mesmo que seja uma página ou duas. Quanto mais você escreve, melhor fica. Mas não escreva em meu universo, ou no universo de Tolkien, ou no universo da Marvel, ou no universo de Star Trek, ou qualquer outro cenário emprestado. Todo escritor precisa aprender a criar seus próprios personagens, mundos, ferramentas. Usar o mundo de alguém é uma saída preguiçosa. Se você não exercitar os seus “músculos literários”, você nunca os desenvolverá.

Comece com histórias curtas.

Dada a realidade do mercado atual de ficção científica e fantasia, eu também sugiro que qualquer aspirante a escritor comece com contos. Atualmente conheço muitos jovens escritores que decidem começar com um romance logo de cara, ou uma trilogia, ou uma saga de 9 livros. Isso é como começar o alpinismo pelo Monte Everest. Contos o ajudam a aprender o ofício. Eles são um ótimo lugar para que você cometa os erros que todo escritor iniciante irá cometer. Eles ainda são o melhor caminho para um escritor se revelar, já que revistas literárias estão sempre famintas por contos de ficção científica e fantasia. Uma vez que você estiver vendendo contos por um período de mais ou menos cinco anos, você terá feito um nome, e então editores começarão a perguntar a você sobre seu primeiro romance.

Para ver o post em inglês, clique aqui.

Evelyn Marques
Últimos posts por Evelyn Marques (exibir todos)

Deixe um comentário