Carlos Alberto Libânio Christo nasceu no dia 25 de agosto de 1944, em Belo Horizonte. É escritor, teólogo e filósofo.
Professou na Ordem Dominicana, em 10 de fevereiro de 1966, em São Paulo.
Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2004. Foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir quatro anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para dois anos. Sua experiência na prisão está relatada nos livros “Cartas da Prisão” (Agir), “Dário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco). Premiado com o Jabuti de 1983, traduzido na França e na Itália, Batismo de Sangue descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. Baseado no livro, o diretor mineiro Helvécio Ratton produziu o filme Batismo de Sangue, lançado em 2007.
Biografia retirada do Wikipédia
Principais Obras:
Batismo de Sangue (1983)
Aldeia do Silêncio (2013)
Opinião Pessoal:
Quando peguei o livro “Aldeia do Silêncio”, pela primeira vez, não esperava o que iria encontrar. Apesar de ter lido críticas positivas no jornal, a surpresa me atingiu quando li as primeiras páginas.
A escrita de Frei Betto é singela e impactante ao mesmo tempo. Os olhos deslizam sobre as palavras e, ao absorvê-las, é impossível não ficar olhando alguns minutos para qualquer ponto vazio na parede, fazendo uma profunda reflexão sobre o que foi lido. Em cada parágrafo, em cada fala, em cada descrição, Frei Betto quer te dizer alguma coisa. E ele consegue. Ele tem uma forma de explicar as emoções através das letras e é impossível não senti-las. Ele ama as palavras, disserta sobre elas com uma poesia e filosofia incríveis, deixando-lhe abismado com tamanho talento.
Eu, como escritora, admiro cada frase que ele escreve, seus sinônimos, suas comparações, seus sentimentos, suas filosofias. Sinto-me ansiosa para ler mais de suas obras, de suas ideias, de sua criatividade. Para qualquer pessoa estudante de Letras ou para quem deseja ser um escritor, recomendo que estude sua forma de escrever, sua forma de contar histórias, de desenvolver ideias. Frei Betto é um aprendizado interessante e cativante, do tipo que nos faz aprender sem sentir que estamos estudando.
- #16 – São Tempos Difíceis Para Os Sonhadores [Youtube] - 2 de fevereiro de 2025
- #15 – “Sigo”, Um Texto Por Lois Morrison[Youtube] - 2 de fevereiro de 2025
- #14 – Um Dia de Verão, Um Poema Por Mary Oliver [Youtube] - 2 de fevereiro de 2025