Resenha 05 – A Casa Das Estrelas.

lancamento1_81213

 

“A distância é alguém que se vai de alguém.” – Juan Camilo Osório, 8 anos.

“A eternidade é esperar uma pessoa.” – Weimar Grisales, 9 anos.

O lugar é um pequeno colégio, no estado de Antioquia, na Colômbia. O professor Javier Naranjo, num despretensioso desafio, pede que seus alunos do curso primário definam a palavra “criança”. O que é criança para uma criança? Para Luis Gabriel Mesa, de 7 anos, uma criança é “um amigo, que tem o cabelo curtinho, joga bola, pode brincar e ir ao circo”. Para Johanna Villa, de 8 anos, uma criança é “algo que não é cachorro, é um humano que todos temos que apreciar bem”. A partir dessas definições curiosas, o professor – abismado, impressionado com a descrição curiosa de pessoas tão pequeninas – passou a propor esse desafio em todas suas aulas, onde seus alunos descreviam a sua visão do mundo através de uma única palavra proposta.
O livro “A Casa das Estrelas” é uma reunião de todas essas interpretações únicas, resultado de anos de trabalho. Javier Naranjo colheu o que de melhor foi descrito e nos proporciona uma visão totalmente nova desse mundo em que um dia vivemos tão intensamente e que hoje, no mundo dos adultos, parecemos ter esquecido com extrema facilidade.
Acredito que subestimamos as mentes das crianças. Nos chamamos de “adultos”, somos estudados, vividos e desenvolvidos (em tese), e queremos ter sempre todas as respostas.  Mas o mundo não funciona dessa forma. Se tivermos dispostos a descer de nosso pedestal de arrogância, poderemos enxergar nossa existência de outra forma. E muitas vezes essa lição pode vir da mente de uma criança.
“A Casa das Estrelas” é um livro simples, pequeno, entretanto, bastante enriquecedor. Nos faz refletir um pouco mais sobre a inteligência das crianças e todo o seu enorme poder de observação. É um livro bem leve, cheio de gravuras apaixonantes, e pode ser lido em um único dia.
Indicação imprescindível para todos os educadores e para aquela criança adormecida que ainda vive dentro de nós.

Nome: A Casa Das Estrelas – O Universo Contado Pelas Crianças
Autor/Seleção: Javier Naranjo
Editora: Foz Editora
Número de Páginas: 125

Evelyn Marques
Últimos posts por Evelyn Marques (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.