Folia Na Literatura: 10 Livros Para Ler na Semana Do Carnaval.

É época de carnaval! Tempo de festas, bebidas, cair na folia, alegria e… só que não! Assim como eu, creio que muitas pessoas não curtem muito essa festança e preferem ficar em casa (aproveitando os 7 dias de flozô para ver todos os filmes indicados ao Oscar ou para simplesmente relaxar com um bom livro no colo) fazendo sua própria festa.
Pensando nesses seres caseiros e tranquilos por natureza, que preferem sua própria companhia do que a de qualquer multidão, preparei uma lista com 10 livros curtos, podendo ser lidos em uma semana, que poderão ser ótimos parceiros de folia
São eles:

1. Aldeia do Silêncio – Frei Betto.

folia 1

Em uma aldeia isolada do mundo, um garoto, sua mãe e o avô, ao lado de uma cachorra e um urubu, vivem sob o peso da ausência das palavras. Em uma narrativa poética e emocionante, Frei Betto expõe um mundo silencioso, calmo, e os dilemas causados pela ausência de uma educação e a importância da linguagem oral e escrita na vida das pessoas.

2. Um Teto Todo Seu – Virginia Woolf

folia 2

Um ensaio feito por Virginia em 1927, onde a escritora discorre sobre a seguinte pergunta: São raros os livros bem construídos escritos por mulheres por que o sexo feminino não sabe fazer boa literatura ou por que o papel da mulher diante da sociedade a impede, com obrigações e restrições, de ter o tempo e a concentração, que os homens possuem, para construir uma obra literária? Um Teto Todo Seu marcou Virginia Woolf definitivamente como símbolo feminista.

3. Contos de Mentira – Luisa Geisler

folia 3

Vencedor de um dos concursos literários mais importantes do país, Contos de Mentira são pequenas histórias, quase como curta-metragem de cinema, que falam sobre todos os tipo de mentiras – de pequenas proporções à enormes proporções – que permeiam a vida de um ser humano. Com ironia e perspicácia, Luisa é capaz de nos impressionar e até fazer com que nos sintamos identificados nesse mundo de mentiras que muitas vezes contamos diariamente e nem percebemos.

4. Charneca em Flor – Florbela Espanca

folia 4

Livro de poemas de uma das mais aclamadas poetisas portuguesa. Florbela compõe belíssimos sonetos sobre amor, paixão e saudade nesse livro singelo e maravilhoso que deixam qualquer coração mais durinho suspirando. Livro indicadíssimo para todos os românticos de plantão.

5. Coraline – Neil Gaiman

folia 5

Coraline é uma menina cheia de curiosidade que acaba de se mudar para um novo apartamento com os pais. Lá, descobre uma porta trancada na sala de visitas que a leva para um mundo cheio de seres esquisitos e animais com inteligência própria. Um livro infantil que pode meter um certo medo a um adulto não muito corajoso.

6. O Mágico de Oz – L. Frank Baum

folia 6

Ao ser arrastada por um furacão de Kansas para uma terra mágica e desconhecida, Dorothy tem como missão encontrar o grande mágico da cidade e pedir que a ajude a retornar à sua casa ao lado de seu adorável cachorrinho Toto. Pelo caminho encontra curiosas figuras como um Espantalho que deseja ter um cérebro, um Homem de Lata que deseja um coração, e um Leão que busca uma grande dose de coragem para seus inúmeros medos, além de ter de fugir da Bruxa Má do Oeste.
Um livro infantil adequado para todas as idades, seja você uma criança de 8 ou de 80 anos.

7. A Seleção – Kierra Cass

folia 7

America Singer vive em Illéa, um país jovem e dividido por castas. Realizando um desejo de sua mãe, America entra em um concurso da realeza chamado “A Seleção”, onde moças jovens disputam a chance de ser casar com o príncipe Maxon. O problema é que America não quer ser da realeza e não consegue esquecer do antigo namorado, Aspen, que acredita ser o verdadeiro amor de sua vida.

 

8. Confissão – Paula Pimenta

folia 8

Livro de poemas de uma das escritoras mais querida dos adolescentes. Paula é simples e apaixonada em seus versos, que falam sobre amor, relacionamentos, rompimentos e decepções. Ótima opção para quem deseja iniciar nesse mundo maravilhoso que é a poesia.

9.  Passarinha – Katryn Erskine

folia 9

Caitlin, uma menininha autista, narra a sua vida após o episódio traumático de perder o irmão mais velho em um tiroteio na escola em que estudava. Através de uma linguagem inocente e uma visão do mundo que só as crianças especiais possuem, Caitlin nos faz sorrir com suas descrições peculiares e sentir um nó na garganta ao perceber quanta dor uma criança tão pequena é capaz de sentir.

10. Fangirl – Rainbow Rowell

folia 10

Cath escreve fanfics sobre sua série de livros favorita: Simon Snow. Ela ama tanto os personagens que usa a ficção para esquecer e se afastar do caos do mundo e dos problemas com sua família. Mas seu primeiro ano na faculdade a obrigará a sair da bolha em que se enfiou, principalmente quando a relação com sua irmã gêmea começa a desmoronar completamente e com a chegada de uma pessoa muito especial em sua vida.

Evelyn Marques
Últimos posts por Evelyn Marques (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.