O Calendário da Sabedoria – Livro de Tolstói Reúne Frases Inspiradoras Para A Vida De Qualquer Ser Humano.

imagem.dll

O escritor Liev Tolstoi é conhecido ao redor do mundo pelos clássicos “Guerra e Paz”, “Anna Karienina” e “Ressurreição”, seus livros mais famosos e influentes. Contudo, um livro em especial passa despercebido entre tantos monstros que farão para sempre parte da elite literária: “O Calendário da Sabedoria”.
Tolstói acreditava que o livro seria uma de suas maiores contribuições para a humanidade e passou em torno de 15 anos reunindo pensamentos de escritores, filósofos, provérbios etc. para este projeto.
Em 1885, ele resumiu suas ideias sobre a obra para o seu assistente, Vladimir Chertkov, com as seguintes palavras: “Eu sei que isso (os pensamentos) dá a alguém grande força interior, tranquilidade e felicidade em se comunicar com grandes pensadores como Sócrates, Epictetus, Arnold, Parker. … Eles nos dizem sobre o que é mais importante na humanidade, sobre o significado da vida e sobre a virtude… Eu gostaria de criar um livro… onde eu pudesse falar a alguém sobre a vida dele e sobre os bons caminhos da vida”.
Tolstói escreveu sobre o livro em seus diários diversas vezes, frases empolgadas como: “O que pode ser mais precioso do que se comunicar todos os dias com os homens mais sábios do mundo?”
Abaixo, 4 frases tiradas da antologia:

1) “Não se arrependa do passado. Qual é a utilidade dos arrependimentos? A mentira diz que você não deve se arrepender. A verdade diz que você deveria ser preenchido pelo amor. Empurre todas as memórias tristes para longe de você. Não fale do passado. Viva na luz do amor, e todas as outras coisas serão dadas a você.” – Provérbio Persa

2) “Uma pessoa sábia pensa mais sobre a vida do que sobre a morte.” – Benedictus Spinoza

3) “Quando você sentir o desejo pelo poder, você deve permanecer solitário durante um tempo.”  – Henry David Thoreau.

4) “Não se permita ser infectado pelo humor ou espírito daqueles que o maltratam; não fique no caminho deles.” – Marcus Aurelius

tolstoi2

Para comprar o livro, clique aqui.
Para ver o post completo e em inglês, clique aqui.

Cuera

Cuera

Carioca de nascimento e mineira de alma. Coleciona um pouco de tudo: séries, livros, filmes, cadernos, memórias, objetos inúteis e até horas infinitas de procrastinação (provavelmente estará no programa “Acumuladores” no futuro). Quer ser escritora e viver de fazer Literatura (isso se o livro que está escrevendo sair algum dia das 16 páginas escritas)
Cuera

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.