Escritor 28 – J.K. Rowling

jkrowling

Joanne “Jo” Rowling também conhecida como J. K. Rowling, nome com o qual assina as suas obras, ou pelo seu nome de casada, Joanne Murray, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.
Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.
Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros.
Em 2011 foi lançado o filme Magia além das palavras, uma biografia não autorizada pela escritora.
Seu patrimônio era estimado em US$ 1 bilhão, mas depois de fazer doações, seu patrimônio está estimado em US$ 813 milhões.
Em 2013, no mês de Julho foi descoberto que o livro de suspense The Cuckoo’s Calling, publicado em Abril daquele ano, era na verdade de autoria de Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A publicação trazia proposta de histórias de detetive a moda antiga, como os livros da autora igualmente britânica Agatha Christie.

Você pode saber um pouco mais sobre a escritora no filme Magia Além das Palavras, sua biografia não autorizada, que está disponível no Youtube.

Biografia retirada do Wikipédia.

Principais Obras:

Saga Harry Potter (1997 – 2007)
Morte Súbita (2012)
O Chamado do Cuco (2013)

Opinião Pessoal: É seguro dizer que J.K. Rowling é responsável por introduzir milhões de jovens no mundo literário. Principalmente em países emergentes, onde a cultura, educação e literatura são praticamente inexistentes e não há qualquer incentivo, a saga Harry Potter conseguiu trazer uma parcela desses jovens para o mundo dos livros. Lembro que na época onde a saga ainda era lançada como “inédita”, via nos jornais artigos e reportagens com um tom meio impressionado pelo fato de adolescentes dormirem na porta de livrarias ao redor do país, esperando ansiosamente para colocar as mãos no mais novo livro da saga. Havia análises e mais análises sobre porque esses livros eram diferentes, porque essa escritora era diferente. Os mais radicais, principalmente os religiosos, falavam até de pacto com não sei quem e bruxaria real. Bem, o motivo certo nunca saberemos. O fato é que a imaginação de Rowling conquistou a todos e fez um favor à humanidade, principalmente para os jovens que estão crescendo sob uma sociedade tão superficial, de que ler é muito bom.
Em minha opinião, os melhores livros são aqueles em que você não consegue acreditar que é puramente ficção, que nada dali é real. Acho que todo mundo já esperou secretamente receber uma carta de Hogwarts ou se pergunta se em algum lugar deste mundo tão enorme não existe mesmo algo mágico, uma escola de bruxaria onde poderemos ter aula de poções e jogar Quadribol. Rowling não só escreve fantasticamente sobre cenários e mundo mágicos e deslumbrantes. Seus personagens são pessoas que conhecemos, são personalidades próximas. Conheço muita Hermiones, Lunas, Ronys e Harrys por aí. Infelizmente, conheço até alguns Malfoys. Sua capacidade de misturar tão bem fantasia com realidade resultou em todo esse sucesso estrondoso e inesquecível que são os livros de Harry Potter.
Ainda não tive a oportunidade de ler seus novos livros (comecei o Morte Súbita hoje mesmo), mas aposto, como todo escritor que vai ficando mais experiente com o passar dos anos, que sua escrita e sua capacidade de criar novos mundos, novas histórias e brilhantes personagens vão continuar nos encantando e nos maravilhando em suas seguintes obras. De qualquer forma, seu nome sempre estará ligado ao mundo mágico de Harry Potter e à sua importância na Literatura contemporânea.

Cuera

Cuera

Carioca de nascimento e mineira de alma. Coleciona um pouco de tudo: séries, livros, filmes, cadernos, memórias, objetos inúteis e até horas infinitas de procrastinação (provavelmente estará no programa “Acumuladores” no futuro). Quer ser escritora e viver de fazer Literatura (isso se o livro que está escrevendo sair algum dia das 16 páginas escritas)
Cuera

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.